Mitologia e I ching

A mitologia grega é uma síntese do processo de individuação. Cada mito são padrões do inconsciente que levam a totalidade de um indivíduo. Cada mito são características que compõem um padrão do inconsciente. Enquanto caminhamos pelo processo de individuação, vamos sendo “constelados” por estes mitos, e através deles sabemos em que complexo do inconsciente precisa ser trabalhado ou “purificado”, para ser desfeito da impureza que nos impede de nos tornar um SER HUMANO completo.

Na cultura oriental, alguns sábios escreveram o I ching,  um oráculo chinês composto de 64 hexagramas. Esses 64 hexagramas nos diz sobre estes padrões do inconsciente que precisam ser trabalhados, ou onde precisamos agir para nossa individuação. Cada hexagrama poderia ser equivalente a um mito na mitologia Grega, mas a mitologia é mais antiga do que o I ching.

O inconsciente é uma massa de padrões que sofrem mutações ao longo das muitas existências, sofrem mutações em virtude de nossas experiências individuais, da relação consciente e inconsciente. Porém estas mutações não alteram a lei que as governam.

A mitologia Grega, assim como o I ching são formas de nutrir nosso inconsciente do que é verdadeiro sobre nós mesmos, em um nível espiritual.  E essa verdade se encontra em no mais profundo de nossas Psiques ou nossas almas. Por isso, muitas pessoas não entendem a mitologia, nem o que diz os hexagramas do I ching, porque suas profundezas não são compreendidas pela nossa superficialidade, onde nossa visão ou interpretação se encontra, e por não buscarmos a nós mesmos no sentido espiritual, por isso a vemos com nossa visão poluída, das vontades egoístas. É preciso trabalhar no conhecimento de si mesmo. A meditação é um recurso bastante eficiente nesse processo, e pode ajudar nesse mergulho profundo de autodescoberta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s