Inconsciente e Consciência: Arquétipos e complexos

A gravidade é uma energia de atração. O amor também. Mas usamos o termo amor para designar esta atração entre os seres humanos, assim como chamamos de gravidade para  a energia de atração entre os corpos celestes. Mas essencialmente,  são energias semelhantes de atração, e acredito com proporções iguais na importância, cada uma no seu espaço. Porém o inconsciente é o Tempo e o espaço é a consciência. Nossos níveis de consciência são os determinantes do espaço. Assim como o Tempo  é para o inconsciente.
Os arquétipos inconscientes são feitos do Tempo, que significa dizer que, a idéia da energia de atração no inconsciente não recebe termo nenhum, não se chama amor, não se chama gravidade, e talvez chamar energia de atração ainda possa abranger seu significado, pois os arquépitos ou imagens podem se formar a partir de registros experimentados pela psique ao longo do seu tempo e podem ser originados da energia da libido, do desejo.
Assim como nos mais remotos ancestrais atribuiram a uma força superior o poder da criação, seja essa força superior o sol, o trovão, ou Deus, o cristo, no inconsciente todos serão sempre o mesmo arquétipo do ser superior, a energia do arquétipo é a mesma porque todas estas imagens são semelhantes, têm a mesma função e definição. Este ser superior, essencialmente, é uma  energia de movimento, ou seja, a mesma energia semelhante ao amor.

Assim,  o amor, ou a gravidade, ou até Deus,  sempre serão no inconsciente coletivo o arquétipo da energia de atração que criou o movimento, ou seja, a mesma que levou os dois pólos, ou uma partícula dual a trocarem energia e movimentar todo o universo da existência.

Não tenho conhecimento com profundidade das definições do Jung sobre o arquétipo, mas eu penso o arquétipo como sendo pertencente ao inconsciente, enquanto o complexo é proveniente da consciência, pois os complexos foram criados no desenvolvimento daprópria consciência, porém a localização dos complexos também são inconscientes,  sendo que o complexo pode ser negativo ou positivo. Ambos são como orgaõs vivos, como tem-se um coração ou um estômago, cheio de células, e que quando despertado impulsinona o indivíduo a uma ação ou comportamento instintivo, como a fome é para o estômago.

O amor, este sentimento que anda tão banalizado, no fundo esconde a tradução da energia criadora e que movimenta tudo na Terra, ou que mantém tudo em movimento, assim como os campos gravitacionais mantém o movimento dos corpos celestes. O amor é o ponto de transcendência do inconsciente individual ao inconsciente coletivo, porque o amor é um ponto de mutação da psique.

O amor inconsciente ou  amor pelo amor, energia de essência ou vital, ou Amor cósmico, liga o ser humano ao maior arquétipo coletivo, ou o mais antigo, e mais energético. Todos os complexos provenientes da consciência tornam-se positivos energizados por este arquétipo. A amor une o inconsciente no seu centro, pela síntese, porque o amor torna todos os sentimentos harmônicos ou pacíficos, para uma única vontade em direção ao bem. E tendo o incosnciente ligado por este amor, e a consciência no mesmo,  liga os dois  numa individuação, com um sentido único de progresso interior.

Por isso o amor que aprendemos desde a infância, e em nossa experiência ao longo da vida é determinante na atividade da nossa psique, tanto na consciência e na energia dos complexos e criação do nosso espaço, como no inconsciente para a síntese do Tempo em si mesmo, para nossas vontades. Harmonizar os dois pólos no amor alimenta a energia de ligação e une um indivíduo em si mesmo, porém o amor torna o ser humano menos egoísta, portanto nesse caso o si mesmo, não pode ser entendido jamais como o Ego.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s