A Psique

A psique é como um sistema solar, é como o átomo, é como a natureza. E como a natureza e qualquer outro sistema precisa funcionar de forma sincrônica. Se a gente pensar no corpo humano, que é um grande sistema, temos os orgãos, células especializadas para o funcionamento de cada orgão, e os orgãos se organizam em sistemas respiratório, digestivo, circulatório, sistema nervoso,  e todos  funcionam sistematicamente em sincronia, ou devem funcionar dessa forma para manter o ser vivo. Cada um desses sistemas que agrupam seus respectivos orgãos responsáveis pelo o funcionamento do Todo, também possuem partes ainda menores, as células, específicas para cada orgão. E todo o sistema do corpo humano se liga ao centro que o comanda, o cérebro.

Assim, como toda natureza, a psique é um grande sistema de orgãos e células.  Poderíamos dizer que a psique se divide em três sistemas:  Inconsciente, Consciência e o Ego. Se fosse possível criar uma equivalência desses com o corpo humano eu diria que o Inconsciente seria equivalente ao sistema nervoso central, a consciência um sistema circulatório e o Ego o sistema de captação de energia que se equivale ao respiratório e digestivo.

No inconsciente fica o centro, o cérebro, que controla os outros sistemas, porém para esse controle ser de forma a dá qualidade de vida, ou um bom funcionamento do corpo psíquico,  depende da alimentação e  circulação.Todo esse sistema funciona com os recursos das energias captadas pelo ego, definidas pela consciência e organizadas pelo inconsciente.

Nosso inconsciente, ou o cérebro desse sistema não-físico, também possui células ou orgãos responsáveis pelo seu funcionamento, que são o self e os instintos, os consteúdos arquétipos, que vem de outras existências no Tempo.

A consciência em outro nível é um reflexo do próprio inconsciente,  na consciência as energias são determinadas, podemos definir na consciência a forma dessas energias: como amor,  raiva, alegria, fé, desejo.
E o Ego é também o reflexo dessa consciência, e nele se tem o papel de captar todas essas energias. Ou seja, o Ego capta, a consciência define as energias captadas,  e alimenta o inconsciente.

Uma individuação leva o indvíduo a absorver seus conteúdos inconscientes de forma a organiza-lo na sua personalidade, leva a consciência a reconhecer esses conteúdos e suas energias, e ao Ego a se tornar um filtro na captação dessas energias do meio externo.

Se comparássemos esse sistema psíquico com o sistema solar, teríamos a seguinte imagem:
psique-copyA órbita da lua em torno da Terra, equivale a órbita da consciência em torno do ego, e toda a circunferência dessa órbita é o conteúdo da consciência, representado no circulo branco. A órbita da Terra em torno do sol, equivaleria ao incosnciente, representado no circulo preto. Onde o sol representa o self, o centro.
Num processo de individuação ambos se unem formando a seguinte imagem:infinitoNa primeira imagem indica o alinhamento dos três sistemas: Ego, consciência e inconsciente, este alinhamento ou organização é consequência do processo de individuação, nota-se que a parte em branco é o conteúdo inconsciente que chega à consciência, e quando existe a individuação completa, estas duas imagens se sobrepõem criando  a imagem do sistema solar.  Ao lado, as outras imagens mostram que a psique se assemelha à imagem do infinito. Ou seja, é certo de que a individuação leva o indivíduo a eternidade de seu prórprio espírito.

Anúncios

Um pensamento sobre “A Psique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s