Sonhos e a Imaginação Ativa

O Tempo é  inconsciente. O espaço é a consciência. O Tempo é a forma, a consciência o conteúdo. Os arquétipos são formas no inconsciente coletivo que são preenchidos pela nossa consciência, e a consciência se cria num todo a partir desses conteúdos, sendo ela comandada pelo Ego em seu centro.  Este espaço consciente, a consciência, se forma a partir do amor consciente, pois esta consciência que adiquirimos sobre o amor é que nos faz unir ao Todo, ao mesmo tempo que nos individualiza numa verdade única, num indivíduo singular. A medida que preenchemos estas formas, os arquétipos, com nosso conteúdo consciente, damos a ele vida própria. Dando vida aos arquétipos podemos enxergá-lo de forma consciente, ou seja, trazer a consciência um conteúdo inconsciente.
A imaginação Ativa nos permite dar forma, cria um espaço onde  preencher um  conteúdo inconsciente, por isso ela permite que se tome consciência desse conteúdo, a medida que você passa a enxergá-lo dentro de um corpo. O conteúdo, o vazio, nosso caos interior preenche estes arquétipos. E assim, damos corpo aos nossos muitos em nossa psique, até ao ponto onde podemos ver conscientemente quem somos, diferenciando dos outros aspectos, persona, sombra,  animus e anima, até se chegar a si mesmo.
A imaginação é o ato de criar imagens,  são as imagens que projetamos de nosso inconsciente dando formas a elas.
No inconsciente individual as imagens tomam formas que é possível  identifcar-se com elas ou não, possibilitando o indivíduo de separar os grãos, separar o que é dele ou de outro (pai, mãe…). Como também a sua própria compreensão do amor formado em sua consciência, recebido desde sua infância. É no inconsciente individual que descobre-se os conteúdos reprimidos, as formas rígidas que impossibilitam o indivíduo de sentir o amor em si mesmo.
A alquimia é uma projeção dos conteúdos inconscientes em formas,  que retrata o processo de individuação. Assim como cada um de nós elaboramos em nós mesmos esta alquimia quando utilizamos a nossa imaginação Ativa.  A imaginação Ativa é tão importante quanto são os sonhos para um processo de individuação, a medida que em ambos existem a produção de formas para o conteúdo inconsciente. Porém, os sonhos são ainda mais essenciais na sua tradução, pois são produzidos de forma mais espontânea. Mas isso depende de cada indivíduo, quanto mais conteúdos reprimidos  tiver em seu inconsciente individual, menor é sua capacidade de imaginar espontaneamente,  por um bloqueio em sua força criativa. O princípio criativo é uma energia do amor, de movimento, por isso um amor consciente afetado pelos conteúdos reprimidos, bloqueia seu potencial criativo.  A libido tende a distorcer o seu estímulo ao movimento como um desejo sexual. Dessa forma, o indivíduo reduz seu potencial criativo, e sua capacidade de pensar sobre as idéias. Ou sua capacidade de produzir imagens.
Os sonhos não são apenas uma forma de satisfazer conteúdos reprimidos, eles são a manifestação inconsciente no indivíduo naquilo  que é sua busca interior, do seu desejo de trazer à consciência. Assim como o desejo sexual, o desejo de movimento em seu processo de individuação reprimidos levam o incosnciente a produzir sonhos que tragam à sua consciência conteúdos que revelem a si mesmo.
A libido ao ser estimulada pelo amor produz o desejo, a vontade, que pode ser sexual, ou apenas o desejo de mover-se em direção aquilo que se ama em si mesmo, ou aquilo que trará uma satisfação na sua totalidade. Reprimir os desejos, tanto sexual, quanto este desejo ao movimento, produzirá sempre no inconsciente individual, formas rígidas que limitam o potencial criativo do ser humano e com isso a sua consciência sobre o Amor, reduzindo sua capacidade de conhecer e enxergar a si mesmo.

Anúncios

Um pensamento sobre “Sonhos e a Imaginação Ativa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s