Os enganos sobre amar com altruísmo

Muitas pessoas imaginam que o amor alruísta é algo tão divino e distante da natureza humana que por assim pensarem acabam por colocá-lo mesmo distante de si mesmos. O amor altruísta não é como a imagem que se cria de um sentimento só digno aos santos, sábios, profetas. Não é também fazer votos de pobreza e sair doando tudo que se tem. Amar com altruísmo é primeiramente uma atitude interna, que se externa no olhar sobre as coisas, sobre o mundo, sobre o próximo.  É um sentimento que se estabelece internamente e que transforma o indivíduo, dando-lhe as virtudes no olhar, despertando a igualdade, o saber perdoar, o amar o outro como a si mesmo, a bondade, a caridade, e a compreensão do amor cósmico.
O amor altruísmo não se conquista com o agir, mas age por si mesmo de dentro do indivíduo que compreende o amor na sua concepção divina.
É claro, que os santos, e os sábios contém em suas essências este amor, pois só ele impulsionaria a iluminação e a ação dos iluminados. Mas o amor altruísta é um sentimento que se cria em si mesmo quando se pensa a respeito da vida, da morte, do espírito, do sentido da vida contida em cada um. Quando paramos e olhamos para dentro de nós mesmos, buscando entender qual o propósito da nossa existência, vamos encontrar respostas surpreendentes para muitas dessas questões. Ao nos depararmos com o divino em nós mesmos, com nosso self, ou nosso espírito, poderemos enxergar algo de superior movendo nossa existência e assim nosso olhar sobre tudo e sobre todos vai se tornando o olhar de quem ama com altruísmo. Não adianta criar uma receita para o amor altruísta, e tentar segui-la como que querendo se colocar acima de todos em virtudes, forçando-se a funcionar mecanicamente com ações que são ditas dignas do amor altruísta, amar com altruísmo é um conceito que se estabelece em si mesmo quando compreendemos internamente o sentido da vida, e o amor na sua verdade, na sua essência cósmica.

Anúncios

Um pensamento sobre “Os enganos sobre amar com altruísmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s