Alquimia: a ciência da Imaginação

Todo desconhecido e vazio é preenchido com projeções psicológicas;  é como se o próprio fundamento psíquico do investigador se espelhasse na obscuridade. O que ele vê ou pensa ver na matéria são principalmente os dados do seu próprio inconsciente nelas projetados.” (Jung, 1990)

O vazio ou desconhecido que se refere o Jung, corresponde aos tubos de ensaio usados pelos alquimistas. Os conteúdos, ou as projeções psicológicas, as substâncias.
A Alquimia reflete a arte sob a luz do investigador, no caso o alquimista, que é o investigador de si mesmo em busca dos mistérios que envolvem a verdade escondida no mais profundo do ser, e que nos impele ao querer saber,  o desejo do Saber.
A alquimia é interpretação do conhecimento promovida pela imaginação, ou seja,  é a ciência da imaginação, que usa simbologias para os processos nos quais a mente passa, nas suas transformações, nos seus movimentos, interagindo formas (arquétipos, padrões, ideias e pensamentos), e conteúdos (energia, sentimentos, e conteúdos inconscientes).

AS simbologias que estão no universo da alquimia, como a pedra filosofal, o elixir da vida eterna, que eram a busca dos alquimistas, são representações de conquistas a serem alcançadas em um estado de iluminação, ou de sabedoria.  A conexão do ser individual, de si mesmo, com uma totalidade, com o Todo, ou a “divindade” do Eu. Há outros pontos simbólicos na alquimia, como a Grande Obra e a Tábua de Esmeralda, que se referem a sabedoria inerente ao conhecimento de si mesmo.

Sugestão de leitura complementar: Café com Jung

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s